Valores Terapêuticos dos Alimentos: Já aqui abordámos noutro artigo o que é trofoterapia e falámos que está indicada para substituir inúmeros medicamentos farmacêuticos e outras formas inventadas pelo homem. Contudo, a fim de que esta substituição aconteça harmoniosamente, é necessário que os valores terapêuticos dos alimentos sejam considerados em função das suas substâncias trofoterápicas, ou dos seus princípios activos mais comuns.
Trofoterapia – O que é? Há centenas de anos um homem chamado Hipócrates, que mais tarde recebeu o título honorífico de “pai da medicina” disse: “Que o teu alimento seja o teu remédio e, o teu remédio o alimento”. Ficava fundamentada através deste conselho didáctico, uma das mais importantes ciências terapêuticas conhecidas, a trofoterapia.Trofoterapia é a terapia através da alimentação. É utilizada para manter, desintoxicar ou restabelecer a saúde ao organismo humano, garantindo uma melhor qualidade de vida com resultado eficiente e rápido. O objetivo da trofoterapia é regular as funções orgânicas de um indivíduo sem produzir efeitos colaterais e fazer com que o próprio organismo tenha condição de manter-se saudável com o uso de alimentos simples e naturais.
Importante na trofoterapia é respeitar, entre outros, o principio da combinação adequada de alimentos numa mesma refeição. Assim as funções orgânicas são revitalizadas, havendo notável melhora do sistema de defesa.
A má combinação de alimentos pode resultar em um mal estar ligeiro de digestão e até graves problemas de saúde. Para que o organismo funcione bem, é importante cuidar da alimentação.
Os avanços das pesquisas comprovam o que já se sabia desde a antigüidade: os alimentos funcionam como os maiores e melhores remédios naturais para o organismo humano.
Assim, utiliza-se a trofoterapia nas mais diversas situações: uma alimentação que traga bom aroma, ótimo sabor, efeito visual agradável e que seja composta por ingredientes que tragam os fatores nutricionais necessários.
Companheiro,não têm exemplos de combinações de comidas necessárias para nosso cotidiano e nossa renda, com esta ciência.
ResponderExcluir